Criar uma startup parece um processo misterioso, não porque haja falta de informação, mas porque há informação demais.
Se já tentaste filtrar todo o conteúdo disponível, é possível que te tenhas sentido como se estivesses a ler um livro, cujas páginas foram arrancadas e espalhadas pelo chão 🤭
Aquilo que te apresentamos aqui são:
- As fases pelas quais costuma passar uma startup, ao longo do seu desenvolvimento;
- As atividades em que te deves focar em cada momento.
Todavia, não deves encarar esta informação como se de um mapa se tratasse. O caminho a seguir vai depender muito do projeto ou empresa que pretendes criar.
Além disso, a tua jornada não será linear. O mais provável é ser preenchida por vários avanços e recuos 😬
Ainda assim, podes sempre tirar partido desta informação para:
👉 Poupares tempo nas tuas escolhas;
👉 Reforçares a comunicação com a tua equipa.
Para sermos honestos contigo: a jornada de uma startup é um verdadeiro processo de tentativa-erro.
Nas fases iniciais os ciclos de alterações são mais curtos e as mudanças, tendencialmente, maiores. Contudo, se em algum momento te sentires a bordo de uma montanha russa, embrace it, é perfeitamente normal. 🎢 🙌
Se o progresso estiver a acontecer na direção certa, à medida que o tempo passar, os ciclos vão-se tornando mais longos e as mudanças mais suaves. Caso contrário, poderá ser necessário recorrer a alterações mais drásticas (os chamados pivots).
Porém, algo que podes tomar como garantido é que, independentemente da direção em que caminhares, a necessidade de te adaptares será sempre uma constante. 😅
Fase 1 & 2 : Explorar & Formar
Foco: Problem/Solution Fit + Vision/Founders Fit
As mudanças mais difíceis de fazer estão relacionadas com a equipa fundadora e o mercado a atacar. É por isso que o foco das fases iniciais (Explorar e Formar) está principalmente voltado para estes dois fatores:
👉 Identificação de um problema que valha a pena resolver e desenho da solução que lhe dará resposta - Problem/Solution Fit
👉 Criação de uma equipa com as competências necessárias, alinhada e comprometida - Vision/Founders Fit.
Fase 3: Validar
Foco: Product/Market Fit
Já numa terceira fase, poderás avançar para o desenvolvimento de uma versão simples do produto ou serviço que queres criar, o chamado MVP (Minimum Valuable Product - explora Lean Startup )
Este deverá ser testado e adaptado, consoante as aprendizagens recolhidas junto do mercado (validar) até que consigas atingir o tão desejado: Product/Market fit 👏 (aquele momento em que encontras um bom mercado e uma solução que o satisfaz).
A chegada a este ponto não significa que o teu produto ou modelo de negócio pare de evoluir. Aliás, é fundamental que as empresas tenham uma visão de evolução contínua, para que consigam sobreviver às rápidas mudanças do mercado.
👉 Viability (Viabilidade): Um modelo de negócio validado que pode ajudar a startup a fazer dinheiro.
👉 Desirability (Desejabilidade): Um mercado grande de pessoas que precisam que este problema seja resolvido.
👉 Feasibility (Exequibilidade): Um produto que és capaz de construir e que resolve o problema.
Fase 4: Escalar
Foco: Business Model/Market Fit
Uma vez ultrapassada a fase de validação, o foco passa a ser crescer e chegar ao mercado definido, em grande escala, tendo por base processos internos mais sólidos - Business Model/Market Fit.