Lean Startup
Lean Startup

Lean Startup

O que é?
Info
Para quê?
É para mim?
Para quê? O modelo do Lean Startup mostra-te como podes criar pequenas experiências para testares a tua ideia de negócio ou projeto.
🙋
É para mim? Neste momento tens 2 caminhos possíveis:
  • Se ainda estás na fase de explorar diferentes ideias e áreas de interesse, recomendamos que comeces pelo Design Thinking;
  • Se já tiveres uma ideia, poderás seguir pelo modelo Lean Startup.

Aliás, se há método que veio mudar para sempre a forma como as ideias de negócio são desenvolvidas, this is it 🤩!

O Lean Startup, criado por Steve Blank e popularizado por Eric Ries, tem a mais valia de trazer uma abordagem científica para a criação e crescimento de startups.

Acabei de ler “abordagem científica”?! Mas afinal existe uma fórmula? 😳

A resposta às tuas inquietações é um “nim”, nem não, nem sim. De facto, aquilo que este método nos mostra é que se definirmos pressupostos e hipóteses e criarmos pequenas experiências para as testar, isto é, averiguar se estão certas ou erradas, ), diminuímos as incertezas.

Este modelo é representado pelo feedback loop: Build - Test/Measure - Learn (Constrói, Testa/Mede e Aprende).

image

Um dos conceitos que deves reter neste modelo é o de MVP. Não, não se trata do Most Valuable Player, mas sim do Minimum Valuable Product 😂

No fundo, um MVP é uma versão simplificada do teu produto ou serviço:

  • Tem as suas principais funcionalidades (Build)
  • Permite-te dar-lhe vida junto dos teus potenciais clientes (Test/Measure)
  • Permite-te compreender se estes conseguem retirar valor dele (Learn).

Parece “demasiada areia para o teu camião”? Vamos ver se este exemplo te dá uma ajuda 😉

Imagina que, após falares com os teus potenciais clientes, percebes que precisam de um meio de transporte e que achas que a melhor solução será um carro elétrico.

Ora, o processo de criação e desenvolvimento de um carro é muito demorado, o que significa que, se decidisses avançar sem testares a tua ideia, só no final de muito tempo e dinheiro investidos  é que terias feedback da parte dos teus clientes.

Se, chegado esse momento, eles te dissessem que precisavam de um carro com funcionalidades bastante diferentes das que previste, provavelmente terias de começar todo o processo do zero. Seria no mínimo frustrante, certo? 😱

image

É aqui que entram os benefícios de uma abordagem de Lean Startup e da criação de um MVP.

De facto , o carro é um meio de transporte que oferece inúmeras vantagens. No entanto, requer imenso tempo para ser criado . Já um skate, embora não tenha muitas das caraterísticas associadas aos carros, acaba por ser “melhor do que nada”: permite-te recolher um feedback imediato acerca dos fatores que os teus clientes procuram e valorizam num meio de transporte.

Claro que este exemplo pode parecer simplista, dado que o perfil de utilização de um skate é muito diferente do de utilização de um carro. Contudo, ambos permitem resolver o problema de deslocação de um ponto para o outro.

Resumindo e concluindo, o objetivo do modelo Lean Startup é que compreendas  o problema ou a oportunidade com que estás a lidar e que encontres a melhor solução para lhe dar resposta, chegando, o mais rapidamente possível, ao chamado product-market fit, (ver Fases de uma startup - geralFases de uma startup - geral). 🎯

🧠
E agora?
Para explorar no Toolkit
Para explorar lá fora
image