Será que é tudo uma questão de números? 🤑
A proposta de valor é uma ferramenta que te ajuda a assegurar que o teu serviço ou produto se encaixa, tanto no que é procurado pelo mercado, como nos valores e necessidades do utilizador final.
Como tal, divide-se em 2 partes:
👉 No lado direito encontras o perfil do utilizador, isto é, uma descrição de um segmento em específico;
👉 Já no lado esquerdo, tens o mapa de valor, o qual descreve os vários aspetos associados a uma proposta de valor.
- Marcadores;
- Post-its;
- Template Value Proposition Canvas
Precisarás de 3 a 4 horas.
1. Identifica o perfil do utilizador do teu produto/serviço.
2. Começa pelo lado direito, que está dividido em:
✔ Tarefas do utilizador: Tudo o que precisa de fazer no seu dia a dia;
✔ Dores: Problemas e obstáculos que enfrenta;
✔ ️Ganhos: Benefícios que o utilizador identifica no teu produto/serviço.
3. Preenche o mapa de valor, que está dividido em:
✔ Produtos e serviços: O que é oferecido ao utilizador do teu produto/serviço;
✔ Analgésicos: Fatores que aliviam dores;
✔ Criadores de ganhos: Quais os aspetos do teu produto ou serviço que trazem benefícios.