Service Blueprint
Service Blueprint

Service Blueprint

O que é?
Ferramenta
Para quê?
É para mim?

O teu serviço/produto pode ser um concerto de Rock 🤘

Esta ferramenta permite-te olhar para o teu serviço/produto como se de um concerto de Rock se tratasse.

No frontstage terás acesso a todos os pontos de contacto, bem como às ações dos intervenientes. Ao passo que no backstage, terás acesso à equipa, aos sistemas de logística e às infraestruturas de IT.

Graças à visão estratégica que oferece, esta ferramenta tem a capacidade de:

  • Ajudar todos os intervenientes a compreenderem o seu papel;
  • Assegurar que o utilizador tem uma experiência nota 💯.

Além disso, ao permitir assistir à interação entre frontstage e backstage, dá-te a garantia de que a relação entre os vários elementos do teu projeto é consistente.

image
⚙️
Como utilizar?
🧵 Materiais
  • Template do service blueprint;
  • Papel em tamanho A3 ou A2;
  • Post-its;
  • Marcadores.
🧭 Duração

Pode variar entre 2 horas e 2 dias. Está tudo nas tuas mãos!

🚶🏼‍♀️Passo-a-passo

1. Escolhe o perfil acerca do qual queres mapear a experiência.

2. Identifica os pontos de contacto do backstage (equipa e serviços de suporte).

3. Constrói a jornada do utilizador (etapas e atividades que este tem de realizar ao interagir com o teu serviço ou produto).

4. Concentra-te no frontstage, isto é, nas ações que ocorrem à frente do utilizador.

5. Agora foca-te no backstage, ou seja, nas etapas e atividades que ocorrem nos bastidores, com o objetivo de dar apoio ao que ocorre no frontstage.

6. Mapeia também os processos de suporte (tecnologias, recursos humanos, etapas internas... No fundo, qualquer interação que dê suporte ao teu serviço ou produto).

image