Questionários
Questionários

Questionários

O que é?
Ferramenta
Para quê?
É para mim?

Não tenhas medo de questionar❓

O objetivo de fazer perguntas aos potenciais utilizadores é aprender sobre eles, com eles e ao lado deles. Deste modo, conseguindo entender melhor o seu estilo de vida, os seus comportamentos e as suas atitudes.

Afinal, se não compreenderes o utilizador e a sua experiência com produtos ou serviços já existentes, serás incapaz de explorar questões mais exigentes.

Os questionários têm a mais valia de te permitirem recolher informações úteis, bastante rápido e em grande escala, o que te permite otimizar a experiência dos utilizadores do teu serviço ou produto.

image
⚙️
Como utilizar?
🧵 Materiais
  • Typeform ou Google Forms;
  • Post-its;
  • Computador e internet.
🧭 Duração

2 a 3 horas

🚶🏼‍♀️Passo-a-passo

1. Seleciona os temas que pretendes abordar.

2. Constrói perguntas pertinentes sobre cada um dos temas.

Algumas dicas 😇:

  • Como é que o potencial utilizador do teu serviço/produto está a lidar com um determinado problema?
  • O que é que está a tentar resolver?
  • Qual é o resultado que ambiciona?
  • Quais são os fatores que o estão a impedir de atingir esse resultado?
  • Como é que tem sido a sua experiência?
  • O que gosta e o que não gosta?
  • Tem acesso a todas as informações de que precisa?
  • Quais são as plataformas que conhece e que usa?

Nota: Como sabes, o ser humano não costuma ter muita paciência para responder a questionários, por isso, não exageres, cria no máximo 15 questões, que demorem cerca de 2 a 3 minutos a responder 🤗

image