Não tenhas medo de questionar❓
O objetivo de fazer perguntas aos potenciais utilizadores é aprender sobre eles, com eles e ao lado deles. Deste modo, conseguindo entender melhor o seu estilo de vida, os seus comportamentos e as suas atitudes.
Afinal, se não compreenderes o utilizador e a sua experiência com produtos ou serviços já existentes, serás incapaz de explorar questões mais exigentes.
Os questionários têm a mais valia de te permitirem recolher informações úteis, bastante rápido e em grande escala, o que te permite otimizar a experiência dos utilizadores do teu serviço ou produto.
- Typeform ou Google Forms;
- Post-its;
- Computador e internet.
2 a 3 horas
1. Seleciona os temas que pretendes abordar.
2. Constrói perguntas pertinentes sobre cada um dos temas.
Algumas dicas 😇:
- Como é que o potencial utilizador do teu serviço/produto está a lidar com um determinado problema?
- O que é que está a tentar resolver?
- Qual é o resultado que ambiciona?
- Quais são os fatores que o estão a impedir de atingir esse resultado?
- Como é que tem sido a sua experiência?
- O que gosta e o que não gosta?
- Tem acesso a todas as informações de que precisa?
- Quais são as plataformas que conhece e que usa?
Nota: Como sabes, o ser humano não costuma ter muita paciência para responder a questionários, por isso, não exageres, cria no máximo 15 questões, que demorem cerca de 2 a 3 minutos a responder 🤗