Mapa de Stakeholder
Mapa de Stakeholder

Mapa de Stakeholder

O que é?
Ferramenta
Para quê?
É para mim?

Não somos uma ilha 🏝

Esta ferramenta permite-te ter uma visão geral dos stakeholders, isto é, das pessoas, instituições ou grupos, que afetam ou são afetados pelo teu serviço ou produto, nomeadamente, por estarem envolvidas na sua criação, desenvolvimento, produção, entrega ou consumo.

No fundo, o que se pretende é que disponhas os stakeholders no alvo, por ordem de importância. De tal modo que, os que assumem um papel mais importante na entrega do serviço ou produto ao utilizador, surjam mais próximos do centro 🎯

image
⚙️
Como utilizar?
🧵 Materiais
  • Alvo impresso ou desenhado em papel tamanho A3 ou A2;
  • Post-its;
  • Marcadores ou canetas.
🧭 Duração

Entre 1 e 2 horas

🚶🏼‍♀️Passo-a-passo

1. Pensa em que parte(s) da experiência do utilizador te queres focar.

2. Define os stakeholders, isto é, as pessoas, instituições ou grupos que afetam ou são afetados pela(s) parte(s) da experiência do utilizador em que te queres focar.

3. Aponta os stakeholders identificados em post-its.

3. Ordena-os, com base na importância que têm na entrega do serviço/produto.

4. Posiciona-os no alvo (sendo que, como sabes, os mais importantes deverão ficar mais próximos do centro).

image