Juntos vamos mais longe 💪
Os focus groups são, nada mais, nada menos, do que uma entrevista em grupo, para a qual são convidadas várias pessoas.
Como tal, apresentam 2 grandes vantagens:
- Permitem recolher muita informação;
- Num curto espaço de tempo.
A desvantagem é que, por decorrerem em grupo, os intervenientes podem ser influenciados uns pelos outros, tanto nas suas opiniões, como nas suas ações.
- Guião de exercícios;
- Caderno para tirares notas;
- Caneta;
- Máquina fotográfica ou telemóvel.
Entre 1 e 3 horas
1. Agendar a sessão e convidar os utilizadores finais.
2. Definir o que se pretende descobrir na sessão de grupo com os utilizadores.
3. Preparar um guião de entrevista, que ajude a conduzir a discussão. A pessoa responsável por moderar deve garantir que os temas mais importantes são abordados e questionados.
4. Preparar algumas atividades de grupo para aplicar durante a sessão.
5. Pedir autorização para fotografar ou gravar a sessão e tirar notas durante a mesma.