“Chase the vision, not the money; the money will end up following you.”
– Tony Hsieh, CEO Zappos
É normal e desejável que o teu espírito empreendedor te leve a querer explorar, aprender mais e a ter curiosidade sobre o mundo à tua volta. Contudo, sem foco, a tua missão de pôr algo no mundo que venha a ser bem sucedido, seja qual for a tua definição de sucesso, fica bem mais difícil.
Ao definires uma visão para o teu projeto, estás a determinar uma direção a seguir e, simultaneamente, a criar barreiras de proteção face às distrações que vão surgindo pelo caminho (como, por exemplo, “o meu vizinho disse-me que bitcoin é que está a dar, vamos mudar tudo!”).
Além disso, ao delineares a tua visão conseguirás comunicar as tuas ideias de forma mais eficaz, tanto à tua equipa, como aos investidores e clientes.
Ainda assim, não precisas de ter uma visão para começares a trabalhar. Se existe um assunto que te interessa e entusiasma, dedica-te a ele, de corpo e alma, mantendo a atenção face às oportunidades que vão surgindo. 🧐