“The only thing worse than starting something and failing… is not starting something.” – Seth Godin
Deixa-nos dar-te uma má notícia: a grande maioria das startups não é bem sucedida 🤭
#Ouch, essa doeu.
Como vês, falhar no mundo do empreendedorismo é algo expectável. Faz parte do processo e da aprendizagem.
Alguém que empreende tem de ter a coragem de criar, sem ter a certeza que vai dar certo. (Quase conseguimos ouvir os perfeccionistas e procrastinadores desse lado a tremer. És um deles?)
Ao longo da tua jornada, principalmente se estiveres a construir um produto ou serviço tecnológico, vais ouvir muitas vezes: “É preciso testar!” ou “Temos de validar essa assumption/pressuposto”. Ora, esta abordagem é, nada mais, nada menos, do que o mindset da experimentação colocado em prática.
Ao contrário do que se verifica numa empresa já bem estabelecida, uma startup ou um projeto recente têm de trabalhar com vários fatores desconhecidos. Como tal, não temos como saber se o plano funciona ou não, sem que primeiro arrisquemos experimentar.
É durante a execução que se aprende, por isso, executa. Cria protótipos, isto é, versões simplificadas da tua ideia, e testa-os. Desta forma, conseguirás sentir-te mais confiante em relação ao potencial do teu projeto.
Se ao longo deste processo descobrires que a tua ideia, afinal, não funciona como estavas à espera, respira fundo: podes sempre alterar o teu plano inicial ou, simplesmente, partir para outra 🤸
Para além de tudo isto, ao assumires um mindset de experimentação serás capaz de recolher evidências do potencial do teu projeto ou negócio, o que será essencial para "convenceres" outras pessoas a juntarem-se a ti, sejam elas co-fundadores, equipa ou mesmo investidores.
Lembra-te do que disse Guy Kawasaki: "Ideas are easy. Implementation is hard.".
Mostra do que és capaz!