Ao longo da vida enfrentamos inúmeros desafios. Em certos casos, vais sentir que precisas de assumir uma postura sonhadora. Ao passo que noutros, será necessário ter os pés bem assentes na terra.
Ora, como deves calcular, estas situações requerem mindsets diferentes: o divergente e o convergente.
Divergir é criar escolhas, é pensar grande, é no fundo considerar ideias, por mais absurdas que possam parecer.
Este mindset é útil para momentos de brainstorming e exploração, nos quais é importante considerar o máximo de hipóteses, sem nos deixarmos limitar por potenciais obstáculos ou pelos recursos que não temos disponíveis.
Lembra-te sempre: Apenas tendo a ousadia de fazer o que nunca ninguém fez, poderemos ter a sorte de chegar onde nunca ninguém chegou 🚀
Porém, como não podemos viver só de sonhos, é extremamente importante considerarmos o outro lado da moeda: convergir
Convergir é fazer escolhas, refletir e criar um plano por fases. No fundo, é ser realista.
Quando é que este mindset é importante? Bom, este mindset é importante quando queres estabelecer prioridades, tomar decisões e utilizar os recursos disponíveis de uma forma eficaz.
Em suma, é importante que retenhas que saber quando divergir e convergir é fundamental. Nenhum destes mindsets é mais importante do que o outro, simplesmente são úteis em momentos diferentes das nossas vidas.
Compreender estes mindsets também é uma ótima ferramenta de comunicação para a tua equipa: se souberem à partida que estão num momento de divergência ou convergência, saberão qual a atitude a assumir e, deste modo, diminuirão a frustração de todos.