👉 “Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works.” – Steve Jobs
Apesar de não existir uma receita para o sucesso ou uma lista de passos que devas seguir para lançares um novo projeto, existem processos que te podem guiar. Um deles é o Design Thinking.
Em termos concretos, o Design Thinking ajuda-te a passar da ambição à prática, mesmo sem teres, ainda, uma ideia de negócio.
Existem muitos modelos para ilustrar o processo do Design Thinking (Google is your oyster 🤓). Aqui vamos utilizar o do Design Council, o Double Diamond: descobrir, definir, desenvolver e entregar (deliver).
Descobrir: O primeiro passo é compreender, em vez de simplesmente assumir, quais são os problemas existentes na tua área de interesse. Isso implica falar com pessoas, compreender os problemas que as afetam, ler sobre o tema e conversar/aprender com especialistas da área 🗣📚
Definir: A informação recolhida durante a pesquisa anterior vai ajudar-te a chegar a insights, bem como, a definir o desafio de uma forma diferente e mais confiante.
Já nesta etapa, serás capaz de te focar na resposta a perguntas, tais como: Que problema vale a pena resolver? Onde devemos focar a nossa atenção e energia?
Desenvolver: Nesta fase, o teu objetivo principal será explorar respostas diferentes para o desafio que definiste previamente. É chegado o momento de fazeres o tão famoso brainstorming 🤯
Entregar: Agora que já tens várias ideias e soluções possĂveis na bagagem, a fase da entrega envolve prototipá-las e testá-las, junto do teu pĂşblico alvo.
Depois de testares, vais sentir-te muito mais preparado ou preparada para dar resposta Ă s seguintes questões: Quais sĂŁo as ideias que deves melhorar? Quais sĂŁo as que Ă© preferĂvel abandonar?
Como podes ver, o Design Thinking Ă© muito valioso nas fases iniciais de um projeto. Afinal, ajuda-te a estruturar e a reduzir o risco do processo criativo.
Trust the process, buddy 🤝.