Advisors e mentores
Advisors e mentores

Advisors e mentores

O que é?
Info
Para quê?
É para mim?
Para quê? Tanto os mentores, como os advisors podem ter um papel crucial na tua jornada. Todavia, para que essa relação seja proveitosa, deves ter em atenção algumas questões.
🙋
É para mim? Se estás pronto ou pronta para pedir ajuda, dá uma “olhadela” nesta informação.

O acesso a apoio, conhecimento e expertise junto de advisors e mentores será muito valioso para dares resposta às necessidades da tua jornada. Contudo, nota que mentores e advisors não têm, exatamente, o mesmo papel.

Vamos passar a esclarecer:

👉 Mentores: Tendem a estar mais focados em ti e fazem-no altruisticamente.

👉 Advisors: Normalmente estão mais focados na tua empresa e esperam receber algo em troca pelo apoio prestado. Motivo pelo qual, faz sentido pesquisar bastante, antes de decidir a quem pedir conselhos.

Esta ajuda pode ser:

  • Esporádica e focada em tópicos específicos;
  • De curto prazo, numa determinada fase do desenvolvimento da tua startup, projeto ou negócio;
  • De longo prazo, para apoio genérico em áreas específicas (Exemplos: acesso a um mercado estratégico, conhecimento de uma tecnologia crucial, experiência com um modelo de negócio particular...).

Para além dos seus conselhos valiosos, os advisors também te podem ajudar a abrir portas, através dos seus inúmeros contactos e redes de apoio 🤳

Ao escolheres, garante que pedes conselhos às pessoas certas, de acordo com as suas competências. Por exemplo, se as tuas dúvidas forem sobre como começar uma startup, deves falar com alguém que já o tenha feito. Por outro lado, se as tuas dificuldades forem relacionadas com questões legais, deves falar com advogados . Isto pode parecer óbvio, mas nem sempre é fácil distinguir conselhos informados de opiniões ou pontos de vista 🤗

Quanto mais solidificada estiver  a tua relação com um advisor, mais importante é estabelecer os moldes dessa colaboração:

  • O propósito;
  • A área de atuação;
  • Os objetivos que pretendem atingir;
  • A disponibilidade de ambas as partes;
  • A compensação do advisor pela sua contribuição (tempo, contactos, expertise)...

Quanto mais complexa for a decisão (mais estratégica, a longo prazo ou difícil de reverter), mais útil será recolheres vários pontos de vista.

Já para escolhas mais simples, a melhor abordagem será testares e obteres um resultado real.

Em suma, deverás lembrar-te que, embora possas receber conselhos de advisors ou mentores, as decisões finais estarão sempre na tua mão: o teu projeto, o teu trajeto 👩🏻‍💻🧑🏻‍💻

image