Era uma vez… 📚
Os storyboards têm 2 finalidades:
- Explicar como é que os utilizadores usam o teu serviço ou produto;
- Perceber qual o valor que o serviço/produto representa para eles.
Através de desenhos e fotografias poderás criar uma história acerca do teu produto ou serviço, esclarecendo quais as etapas que requer, qual a situação atual em que se encontra, quais os problemas que lhe surgem associados e, por último, mas não menos importante, os benefícios a que os utilizadores poderão ter acesso, caso sejam introduzidas algumas melhorias.
- Template de storyboard ou papel de tamanho A3;
- Post-its;
- Marcadores.
Tens meia hora livre e queres rentabilizar o teu tempo? Então foca-te nesta ferramenta. ☺️
1. Se já tiveres criado um conceito para o teu serviço ou produto, revê-o. Caso contrário, começa por criar um.
2. Para te ajudar a desenvolver o conceito e a manter o foco na história, responde às seguintes questões sobre o teu serviço ou produto:
- Quem?
- O quê?
- Quando?
- Onde?
- Porquê?
- E como?
3. Organiza a tua história em 3 partes:
- Introdução (problema);
- Desenvolvimento (uso do serviço/produto);
- Conclusão (benefícios).
4. Divide a ação em 6 a 10 vinhetas.
5. E, por fim, adiciona descrições e diálogos. 💬