“Grão a grão enche a galinha o papo”🐔
O conceito de “jornada do utilizador/consumidor” está nas trends à escala mundial. Resta saber se, para além de conheceres o termo, também dominas a sua definição 🙄
Para te poupar uma visita ao nosso amigo Google, aqui vai uma definição:
👉 A jornada do utilizador é uma representação visual da jornada do produto ou serviço, levada a cabo pelos seus utilizadores e fornecedores.
Representa um trunfo para ti, na medida em que, ao te permitir representar todos os seus pontos de contacto, te ajuda a visualizar quais as partes de determinado produto/serviço é que já funcionam e quais é que ainda precisam de algumas melhorias.
- Post-its;
- Marcadores;
- Papel A3 e A2;
- Template da jornada do utilizador.
Queres saber quanto tempo deves investir nesta ferramenta? Podemos dar-te uma pista: fica algures entre 1 hora e 1 dia 🤐
1. Faz uma pesquisa no Google e escolhe um tipo de jornada do utilizador que se adeque à jornada que queres mapear. Aqui vamos utilizar o seguinte exemplo.
2. Define o perfil do utilizador cuja jornada vais mapear, bem como, as expectativas com que inicia esta experiência.
3. No eixo horizontal escreve todas as fases pelas quais o utilizador passa, ao interagir com o teu produto ou serviço.
Podes até começar antes e depois disso, incluindo o momento em que o utilizador procurava uma solução para o seu problema e tu apareceste para o ajudar e o que se verifica quando a interação acaba (por exemplo, quando sai do teu site, depois de efetuar uma compra).
2. Enumera os passos que o utilizador percorre dentro de cada fase.
Por exemplo, na fase de confirmação da compra o utilizador tem de rever os itens que estão no carrinho e avançar para o checkout.
3. Depois de registados os factos, passa para as emoções. Como é que o utilizador se sente em cada momento? Que tipo de comentários é que faz em cada passo?
Podes até utilizar uma linha para representar os momentos altos e baixos da sua experiência.
4. Finalmente, analisa o teu mapa e identifica em que aspetos podes melhorar o teu produto ou serviço.