Jornada do Utilizador
Jornada do Utilizador

Jornada do Utilizador

O que é?
Ferramenta
Para quê?
É para mim?

“Grão a grão enche a galinha o papo”🐔

O conceito de “jornada do utilizador/consumidor” está nas trends à escala mundial. Resta saber se, para além de conheceres o termo, também dominas a sua definição 🙄

Para te poupar uma visita ao nosso amigo Google, aqui vai uma definição:

👉  A jornada do utilizador é uma representação visual da jornada do produto ou serviço, levada a cabo pelos seus utilizadores e fornecedores.

Representa um trunfo para ti, na medida em que, ao te permitir representar todos os seus pontos de contacto, te ajuda a visualizar quais as partes de determinado produto/serviço é que já funcionam e quais é que ainda precisam de algumas melhorias.

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⚙️
Como utilizar?
🧵 Materiais
  • Post-its;
  • Marcadores;
  • Papel A3 e A2;
  • Template da jornada do utilizador.
🧭 Duração

Queres saber quanto tempo deves investir nesta ferramenta? Podemos dar-te uma pista: fica algures entre 1 hora e 1 dia 🤐

🚶🏼‍♀️Passo-a-passo

1. Faz uma pesquisa no Google e escolhe um tipo de jornada do utilizador que se adeque à jornada que queres mapear. Aqui vamos utilizar o seguinte exemplo.

2. Define o perfil do utilizador cuja jornada vais mapear, bem como, as expectativas com que inicia esta experiência.

3. No eixo horizontal escreve todas as fases pelas quais o utilizador passa, ao interagir com o teu produto ou serviço.

Podes até começar antes e depois disso, incluindo o momento em que o utilizador procurava uma solução para o seu problema e tu apareceste para o ajudar e o que se verifica quando a interação acaba (por exemplo, quando sai do teu site, depois de efetuar uma compra).

2. Enumera os passos que o utilizador percorre dentro de cada fase.

Por exemplo, na fase de confirmação da compra o utilizador tem de rever os itens que estão no carrinho e avançar para o checkout.

3. Depois de registados os factos, passa para as emoções. Como é que o utilizador se sente em cada momento? Que tipo de comentários é que faz em cada passo?

Podes até utilizar uma linha para representar os momentos altos e baixos da sua experiência.

4. Finalmente, analisa o teu mapa e identifica em que aspetos podes melhorar o teu produto ou serviço.

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