Personas
Personas

Personas

O que é?
Ferramenta
Para quê?
É para mim?

🕺  Dá vida ao teu público-alvo 💃

Esta ferramenta permite-te dar vida a um grupo, seja de utilizadores, de colaboradores ou de organizações, através da identificação das várias caraterísticas que têm em comum.

Como o perfil do utilizador deve corresponder, tanto quanto possível, à realidade, é normal que precises de fazer algumas entrevistas para te sentires mais à vontade na sua construção.

Ao realizares todo este processo, deves incluir fatores, tais como: necessidades reais, habilidades, valores, interesses, objetivos e desejos do potencial utilizador do teu produto ou serviço.

image
⚙️
Como utilizar?
🧵 Materiais
  • Perfil da persona;
  • Papel;
  • Caneta;
  • Marcadores.
🧭 Duração

Tens 1 ou 2 horas livres? Então dedica-te a esta ferramenta.

🚶🏼‍♀️Passo-a-passo

1. Pensa nos potenciais utilizadores do teu produto/serviço.

2. Indica quais os segmentos principais em que estes utilizadores se podem dividir;

3. Define como podes agrupar estas pessoas.

4. Completa os perfis dos utilizadores através da criação de uma história, a qual deve ter por base os resultados obtidos durante as entrevistas.

5. Deves incluir aspetos como: motivações, atitudes ou comportamentos.

6. Adiciona ainda: dados demográficos, hobbies, interesses, frustrações, motivações e necessidades.

7. Por fim, insere alguns elementos que possam ser pertinentes, tendo em conta o teu produto ou serviço. Por exemplo: citações, objetivos, redes sociais...

image