🕺 Dá vida ao teu público-alvo 💃
Esta ferramenta permite-te dar vida a um grupo, seja de utilizadores, de colaboradores ou de organizações, através da identificação das várias caraterísticas que têm em comum.
Como o perfil do utilizador deve corresponder, tanto quanto possível, à realidade, é normal que precises de fazer algumas entrevistas para te sentires mais à vontade na sua construção.
Ao realizares todo este processo, deves incluir fatores, tais como: necessidades reais, habilidades, valores, interesses, objetivos e desejos do potencial utilizador do teu produto ou serviço.
- Perfil da persona;
- Papel;
- Caneta;
- Marcadores.
Tens 1 ou 2 horas livres? Então dedica-te a esta ferramenta.
1. Pensa nos potenciais utilizadores do teu produto/serviço.
2. Indica quais os segmentos principais em que estes utilizadores se podem dividir;
3. Define como podes agrupar estas pessoas.
4. Completa os perfis dos utilizadores através da criação de uma história, a qual deve ter por base os resultados obtidos durante as entrevistas.
5. Deves incluir aspetos como: motivações, atitudes ou comportamentos.
6. Adiciona ainda: dados demográficos, hobbies, interesses, frustrações, motivações e necessidades.
7. Por fim, insere alguns elementos que possam ser pertinentes, tendo em conta o teu produto ou serviço. Por exemplo: citações, objetivos, redes sociais...